Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal

Plano Anual de Capacitação

Timbre

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL

SECRETARIA DE ESTADO DE PROTEÇÃO DA ORDEM URBANÍSTICA DO DISTRITO FEDERAL

Subsecretaria de Administração Geral

Diretoria de Planejamento, Modernização e Valorização do Servidor

PLANO DE DESENVOLVIMENTO E VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA DF LEGAL – PDVAP Biênio -2023- 2024

1.  APRESENTAÇÃO

Plano Diretor  de Desenvolvimento e Valorização dos Profissionais da DF Legal – PDVAP, estabelece diretrizes para ações de formação continuada e ampliação de políticas voltadas às relações socioprofissionais de trabalho e qualidade de vida, visando à excelência e à melhoria da qualidade dos serviços prestados à sociedade, com o objetivo de oportunizar o desenvolvimento profissional de forma eficaz, considerando às necessidades específicas de cada área de trabalho ou carreira.

 

As ações de formação se fundamentam no Planejamento Estratégico do Governo do Distrito Federal e no Decreto nº 39.468, de 21 de novembro de 2018, que regulamentou a Política de Capacitação e Desenvolvimento para os servidores da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Distrito Federal e visam adequar as competências transversais, institucionais, gerenciais e individuais, alinhadas às necessidades de formação interna, buscando o desenvolvimento continuado dos servidores públicos. Ainda nos temos do Decreto nº 42.375 de 09 de agosto de 2021, que institui as diretrizes gerais para concepção, implantação e promoção de Política e Programa de Qualidade de Vida no Trabalho no âmbito do Governo do Distrito Federal.

 

São valores da Administração Pública a formação de servidores públicos, bem como de seus terceirizados, o respeito à diversidade, o compromisso com o diálogo, a excelência nos serviços públicos prestados a coletividade, o bem estar de todos, a motivação para desempenhar suas atividades, a organização do trabalho, o reconhecimento profissional, o desenvolvimento profissional, o elo trabalho e vida social, a promoção à saúde, dentre outras ações que devem ser implementadas para buscar resultados melhores no trabalho e na qualidade de vida de todos profissionais.

 

O Plano Diretor de Desenvolvimento e Valorização dos Profissionais da DF Legal – PDVAP, para o biênio 2023-2024, prevê diretrizes gerais, permitindo, ao longo do exercício, a execução de vários eventos de capacitação e qualidade de vida no trabalho.

 

Após aprovação o plano será divulgado, amplamente, através da Intranet e outros meios, considerando que a sua execução depende da participação e envolvimento de todos os profissionais, de todas as unidades da DF Legal.

 

A execução das ações previstas nesse plano tem como finalidade auxiliar a Secretaria de Estado de Proteção da Ordem Urbanística – DF Legal a cumprir sua missão de promover o crescimento ordenado da cidade dentro da legalidade.

 

2. DESENVOLVIMENTO

A realização de formação continuada e a promoção de Políticas e Programas de Qualidade de Vida no Trabalho para os servidores e terceirizados da DF Legal, justificam-se com a necessidade fática do Governo em prestar serviços públicos de excelência aos cidadãos.

 

Para atingir seus objetivos, é necessário, portanto, seguir algumas diretrizes, conforme descrito abaixo:

  • Ofertar a todos os profissionais o acesso à capacitação e aos eventos qualidade de vida no trabalho;
  • Propiciar condições de trabalho adequadas, visando garantir saúde, segurança e efetividade organizacional;
  • Promover o desenvolvimento profissional pautado por critérios transparentes, alinhados à missão institucional;
  • Possibilitar o equilíbrio entre a efetividade organizacional e o bem-estar no trabalho;
  • Promover ações que incentivem o crescimento ocupacional e pessoal dos profissionais da DF Legal.

 

​2.1 OBJETIVOS

 

2.1.1 Objetivo Geral:

Promover ações de capacitação e de qualidade  de vida no trabalho para os servidores e terceirizados da Secretaria de Estado de Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal, visando o desenvolvimento de competências gerais e específicas, com a finalidade de aprimorar a capacidade individual e coletiva dos profissionais.

 

2.1.2 Objetivos Específicos para a Formação:

  • Identificar as necessidades de formação continuada;

  • Planejar, executar e avaliar os processos de formação da DF Legal;

  • Elaborar relatório anual de capacitação.

 

2.1.3 Objetivos Específicos para a Qualidade de Vida no Trabalho:

  • Promover ações que elevem a Qualidade de Vida dos Profissionais da DF Legal;

  • Valorizar os servidores e terceirizados no ambiente profissional;

  • Integrar os servidores de forma harmônica, física e mental, buscando melhorias na saúde, rendimento funcional e sobre tudo o bem-estar de todos;

  • Melhorar a condição de saúde física e emocional dos profissionais;

  • Estimular o entrosamento entre os diversos níveis hierárquicos;

  • Realizar palestras, oficinas e eventos relacionados à saúde dos profissionais;

  • Melhorar o clima organizacional da DF Legal.

 

2.2 PÚBLICO-ALVO

Servidores públicos e terceirizados da Secretaria de Estado de Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal – DF Legal.

 

2.3 RESULTADOS DE FORMAÇÃO ESPERADOS PELO PDVAP:

  • Implementar ações de capacitação e qualificação da força de trabalho da DF Legal;

  • Melhoria no desempenho profissional;

  • Gestão dinâmica que renove o clima organizacional;

  • Elevação dos níveis de qualidade e eficiência dos serviços prestados à sociedade;

  • Ascender os níveis de conhecimentos, habilidades e atitudes;

  • Melhoria do clima organizacional.

 

2.4 DA FORMAÇÃO CONTINUADA

São exemplos de eixos temáticos da formação continuada para o biênio 2023-2024:

  • Desenvolvimento de líderes;

  • Cursos demandados internamente para aperfeiçoamento das carreiras;

  • Informática – uso de softwares e de sistemas;

  • Cursos sobre legislações específicas da DF Legal, do Governo do Distrito Federal, dentre outras aplicáveis à Administração Pública;

  • Cursos presenciais e à distância que compõem a programação de eventos de formação e capacitação da Escola de Governo do Distrito Federal;

  • Projeto DF Legal nas Escolas.

 

2.5 RESULTADOS DA QUALIDADE DE VIDA ESPERADOS PELO PDVAP:

  • Melhoria no desempenho profissional;

  • Bem-estar dos profissionais;

  • Melhora da auto-estima dos profissionais.

 

2.6 DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

São exemplos de eixos temáticos da qualidade de vida para o biênio 2023-2024:

  • Criação de um espaço para vivências e exercícios físicos;

  • Eventos ecológicos;

  • Palestras educativas, sobre saúde (nutrição e outros aspectos);

  • Noções sobre RPG;

  • Campanhas beneficentes;

  • Exposições artísticas, envolvendo artes, músicas, dentre outras;

  • Busca de  convênios com associações, entidades ou órgão da Administração;

  • Palestras envolvendo diversos temas como, saúde, relacionamento interpessoal, escuta empática/compreensiva e de comunicação não-violenta, dentre outras;

  • Evento de qualidade de vida;

  • Apresentações culturais mensais;

  • Desenvolvimento de uma cultura de diálogo e paz social;

  • Técnicas de atendimento ao cidadão,

  • Atividades motivacionais;

  • Rodas de conversa (terapia em grupo);

  • Medicina tradicional (como usar chás);

  • Desenvolver um diário de saúde;

  • Palestras/oficinas de preparação para aposentadoria;

  • Palestra sobre promoção de vida saudável.

 

2.7 CERTIFICAÇÃO

Os cursos ou os eventos serão certificados pela instituição contratada ou pela Escola de Governo do Distrito Federal, conforme prevê a Ordem de Serviço nº 4, de  22 de dezembro de 2020.

 

2.8 DEVERES DAS CHEFIAS E DOS SERVIDORES

É de relevante importância a participação das chefias nos processos de formação  e qualidade de vida, bem como é dever dos servidores  e terceirizados participarem ativamente desses processos.

 

2.8.1 CABE ÀS CHEFIAS:

  • Identificar às necessidades de capacitação dos profissionais e propor à SUAG-DIMOV sua realização;

  • Cumprir os prazos estabelecidos pela DIMOV quando demandado;

  • Incentivar a participação dos profissionais sob sua subordinação nos eventos de capacitação e de qualidade de vida no trabalho;

  • Avaliar  quando solicitado pela DIMOV o impacto da ação de capacitação ou qualidade de vida no trabalho;

  • Autorizar a participação dos profissionais nos eventos.

 

2.8.2 CABE AOS SERVIDORES:

  • Inscrever-se nos cursos realizados pela DF Legal, pela Escola de Governo ou qualquer outra instituição autorizada e observar as normas e o conteúdo descritos nos termos de compromisso;

  • Participar dos cursos ou eventos de qualidade de vida quando indicados pelo chefe imediato, atendendo dispositivo do art. 190, VII da Lei Complementar nº 840/2011;

  • Solicitar autorização prévia da chefia imediata para efetivação das inscrições em cursos;

  • Conciliar, com o chefe imediato, o horário da capacitação ou evento de qualidade de vida com o horário que desenvolve as suas atividades;

  • Compartilhar os conhecimentos adquiridos na capacitação no seu local de trabalho.

 

3 ELABORAÇÃO E APROVAÇÃO:

 

Elaboração: Luciano Silvestre da Silva – Diretor de Planejamento, Modernização e Valorização dos Servidores

Aprovação: Roselaine Alves Valladão – Subsecretária de Administração Geral

Aprovação: Cristiano Mangueira de Sousa – Secretário de Estado

 

 

Atualizado em: maio/2024

Secretaria de Estado de Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

DF LEGAL

SIA trecho 3 Lotes 1545 e 1555 CEP:71.200-039 Telefone: (61) 3961-5125/5126 - Ouvidoria: 162 (denúncias)