Servidores da Subsecretaria de Fiscalização de Resíduos Sólidos (Sufir) da Secretaria DF Legal participaram, nesta quinta-feira (14), de um treinamento voltado para a aplicação e fiscalização dos Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) por meio da nova Plataforma PGRS Digital. O evento ocorreu no mesmo dia em que o Decreto nº 46.520/2024 foi publicado no Diário Oficial.
Ministrada pelo Instituto Gestão Brasil (IGB), responsável pelo desenvolvimento da plataforma, a palestra destacou a relevância da exigência dos PGRS e enfatizou que a implementação é essencial para garantir a sustentabilidade ambiental e a responsabilidade social das empresas.
Entre os benefícios apontados estão a redução do impacto ambiental, a melhoria na gestão de resíduos e a promoção de práticas mais limpas e eficientes, contribuindo para um futuro mais verde e sustentável.
Complementando essa perspectiva, o Coordenador de Fiscalização da Sufir, Edmilson da Cruz, ressaltou a importância da plataforma para a gestão pública. “Ela não só facilita o acompanhamento e a avaliação das ações de gerenciamento de resíduos pelas empresas, mas também promove uma maior integração e colaboração entre os diversos atores envolvidos”, comentou.
O novo decreto
A partir de agora, todas as grandes empresas e geradores de resíduos serão obrigados a registrar eletronicamente seus Planos de Gerenciamento de Resíduos (PGRS), fornecendo detalhes sobre os tipos de materiais gerados, a quantidade, o transporte e o destino final desses resíduos. A interface vai permitir que o GDF monitore o cumprimento dessas obrigações de forma eficaz e transparente.
O Sistema PGRS Digital integra todos os envolvidos na gestão de resíduos sólidos: a administração pública, as empresas e os profissionais do setor, como associações de catadores de recicláveis, por exemplo. Com o serviço, será possível identificar com precisão os tipos de resíduos gerados, quem são os responsáveis pela sua produção (os geradores), os transportadores e os destinos finais dos materiais. Ele também colabora com ações de logística reversa, que promovem a reintegração de materiais ao ciclo produtivo, além de garantir que os resíduos sejam descartados de maneira adequada e sem impacto ambiental.
Acesse a nova plataforma e veja como elaborar o Plano clicando aqui.
DF LEGAL
SIA trecho 3 Lotes 1545 e 1555 CEP:71.200-039 Telefone: (61) 3961-5125/5126 - Ouvidoria: 162 (denúncias)