Equipes do Governo do Distrito Federal (GDF) realizaram, nesta sexta-feira (15), 53 atendimentos a pessoas em situação de rua que estavam instaladas nas proximidades do Centro Pop da Asa Sul, na Quadra 903. Na ocasião, também foram removidas 26 estruturas precárias que estavam obstruindo calçadas e vias públicas da área.
Segundo o secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, o trabalho integrado da força-tarefa garantiu o pleno direito das pessoas ali instaladas de forma precária. “A operação foi exitosa, todos os órgãos do governo atuaram de forma integrada, sob fiscalização do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Após essa operação, vamos analisar as ações, verificar o que precisa de adequação, encampar as sugestões do MP e programar a próxima ação”, afirmou.
Do total de atendimentos, 15 foram realizados pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), com três acolhimentos. Como não há remoção compulsória, a atuação da pasta é no sentido de orientar os ocupantes a procurar um dos 80 abrigos espalhados pelo DF, que pertencem ao GDF e a instituições parceiras.
Outras alternativas dadas são a opção pelo recebimento do aluguel social, no valor de R$ 600, ou de passagens interestaduais para retorno ao estado de origem, se for esse o caso.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Renda (Sedet-DF) realizou outros 10 atendimentos, enquanto 12 pessoas receberam assistência da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab). Três cães foram vacinados pela Diretoria de Vigilância Ambiental em Saúde (Dival).
A ação também resultou na retenção dos objetos pessoais de 11 pessoas. Eles ficarão armazenados no depósito da DF Legal, no Setor de Indústria e Abastecimento, Trecho 4, no Guará, pelo prazo de até 60 dias, sem a necessidade de pagamento de taxas. Para reaver os bens, os proprietários devem comparecer ao depósito com o protocolo de identificação.
Com informações da Agência Brasília
DF LEGAL
SIA trecho 3 Lotes 1545 e 1555 CEP:71.200-039 Telefone: (61) 3961-5125/5126 - Ouvidoria: 162 (denúncias)