A Secretaria DF Legal promoveu nessa quinta-feira (21), por meio da Diretoria de Planejamento, Modernização e Valorização do Servidor (Dimov), um evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Voltadas para a qualidade de vida das servidoras e assistentes administrativas da pasta, as atividades contaram com a participação de cerca de 90 colaboradoras.
Para Luciano Silvestre da Silva, diretor da Dimov, a DF Legal é um órgão que se preocupa com a saúde mental e bem-estar dos seus servidores. “Aproveitamos o mês de março, em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, para realizar eventos voltados para a qualidade de vida das mulheres da nossa secretaria. Isso faz com que elas aprendam novas técnicas de como cuidar da própria saúde física e mental, aumentando, ainda mais, a autoestima de cada uma delas”, afirma.
Em uma das atividades, a psicóloga Jackeline Ferraz fez questão de informar e orientar todas as participantes no que diz respeito aos principais fatores de proteção da saúde mental, diferentes formas de violência contra as mulheres, dupla jornada de trabalho, fatores de risco, preconceitos, misoginia, machismo, assédio moral, assédio sexual, bem como, ter uma boa rede de apoio e convivo social, dentro do contexto familiar.
“As mulheres precisam ter qualidade de vida para trabalhar e isso se adquire por meio de exercícios físicos, boa alimentação, lazer, descanso e direito de cuidar dos filhos. Fora isso, ainda tem a questão do respeito, que todas precisam ter, independentemente de qualquer coisa. Elas precisam saber se impor diante do Estado e da sociedade em geral para garantir que os seus direitos e a sua saúde mental sejam assegurados”, comenta.
Maria Sueli de Moraes entrou logo em seguida para realizar ginástica laboral. Ela fez com que todas as mulheres se levantassem das poltronas e, usando de movimentos sincronizados e dança, não deixou ninguém parado. Durante a explicação, ainda deu ênfase para a facilidade de realizar essa atividade física, que pode ocorrer até mesmo na frente do computador.
“Elas perceberam a importância de se valorizarem no trabalho, em casa e em qualquer lugar que elas estejam”, observou Maria Sueli, satisfeita com o resultado da sua palestra.
DF LEGAL
SIA trecho 3 Lotes 1545 e 1555 CEP:71.200-039 Telefone: (61) 3961-5125/5126 - Ouvidoria: 162 (denúncias)