A Secretaria de Estado de Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal (DF Legal), por meio da Diretoria de Planejamento, Modernização e Valorização do Servidor (Dimov), e em parceria com a Secretaria de Educação, realizou nessa quinta-feira (6/7) mais uma edição do projeto DF Legal nas Escolas. Realizada no Centro Educacional (CED) nº 07 de Ceilândia, a palestra apresentou conceitos de preservação e conservação da cidade e o uso ordenado dos espaços públicos.
Esta foi a segunda apresentação da pasta neste ano em escolas públicas do DF. Até o momento, cerca de 420 alunos já foram apresentadas aos trabalhos da DF Legal. O programa teve início no ano de 2015 e, de lá para cá, já atendeu mais de cinco mil estudantes.
Para Luciano Silvestre, chefe da Dimov, o projeto DF Legal nas Escolas é muito abrangente e visa, ainda, a educação fiscal e o compartilhamento de informações com a sociedade. “A população em geral não entende que, por trás de cada operação, existe todo um procedimento que começa com um aviso, advertência, notificação, embargo e, por último, a desobstrução da área pública em si, dependendo de cada caso e situação”, diz.
Luciano também ressalta também o descarte indevido de resíduos sólidos no meio ambiente. “Durante as palestras os alunos ficam sabendo de tudo isso e aprendem, desde cedo, que não se pode invadir área pública. O conhecimento que eles adquirem aqui acaba sendo levado para as suas casas”, afirma.
De acordo com a orientadora educacional do CED nº 07 Keyla Andrich, “essas palestras são muito importantes para os meninos. Eles moram em uma região onde se faz necessário obter esse tipo de aprendizado”.
A aluna do 7º ano Keuri Rodrigues de Souza, destaca a importância do cuidado com o descarte de resíduos. “Com a palestra de hoje pude aprender um pouco mais sobre sustentabilidade e como cada indivíduo deve cuidar do seu lixo. Cito por exemplo, o bom exemplo que os torcedores do Japão deram para o mundo, ao fim de cada jogo que estiveram na Copa do Mundo do ano passado, ao catarem cada pedacinho de papel do lugar onde eles estavam”.
A equipe da Dimov conta com a participação voluntária de servidores da DF Legal para a apresentação da palestra. Jansley Pinho de Aragão é um deles. Psicólogo, ele explica o sentimento de poder participar do projeto. “O trabalho com jovens e adolescentes é mais do que gratificante porque resulta no despertar de uma nova geração consciente a respeito da coletividade e da cidadania”, comenta.
As palavras dele são seguidas pela arquiteta urbanística Josiane Aguiar que também não mede esforços para comparecer nas escolas quando é solicitada. “A população precisa participar das audiências públicas que tratam do PPCUB, PDOT e das demais reuniões do governo referente ao uso e ocupação do solo e da coisa pública como um todo. É por meio destas reuniões em que o cidadão fica sabendo do que pode e do que não pode ocupar dento das cidades”, argumentou.
DF LEGAL
SIA trecho 3 Lotes 1545 e 1555 CEP:71.200-039 Telefone: (61) 3961-5125/5126 - Ouvidoria: 162 (denúncias)