O Governo do Distrito Federal (GDF) realizou nesta quinta-feira (28) acolhimento e assistência social a pessoas instaladas em três endereços distintos no Lago Sul. As ações integram o Plano de Ação para a Efetivação da Política Distrital para a População em Situação de Rua, coordenadas pela Casa Civil do Governo do Distrito Federal (GDF). Durante a operação, seis pessoas foram atendidas e receberam ofertas de serviços públicos nas áreas de saúde, qualificação e emprego, moradia e acolhimento.
Na ocasião, a Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) realizou o desmonte das estruturas das pessoas em situação de rua e o transporte dos pertences ao local regular indicado pelo ocupante. “Sob orientação do governador Ibaneis Rocha, elaboramos um plano de atuação para dar dignidade às pessoas que hoje vivem em situação de rua. A atuação das nossas equipes envolve apresentar e oferecer os serviços de acolhimento, de moradia, de qualificação profissional, de saúde, entre outros, que este GDF possui para essa população”, destacou o secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha.
A ação envolve as secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), de Saúde (SES-DF), de Educação (SEEDF), de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Renda (Sedet-DF), de Segurança Pública (SSP-DF), de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) e de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), a Novacap, a Codhab, o Detran-DF, a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros Militar e o Conselho Tutelar.
No decorrer de toda a semana, as secretarias realizaram abordagens sociais e atendimentos prévios nos locais, mapeando o público que será atendido e suas demandas. Durante as abordagens, o GDF oferece diversos serviços, abrangendo saúde, educação, assistência social, orientação sobre cuidados com animais domésticos e benefícios como deslocamento interestadual.
Pontos de ação no Lago Sul:
→ QI 16 Conjunto 4;
→ Beira Lago próximo à QI 8, Conjunto 1;
→ EQI 9/11;
→ QI 11, Bloco K – Comercial;
→ QI 17 – Área verde na altura do semáforo;
→ EPDB entre a QI 16 e QI 17.
Com informações da Agência Brasília
DF LEGAL
SIA trecho 3 Lotes 1545 e 1555 CEP:71.200-039 Telefone: (61) 3961-5125/5126 - Ouvidoria: 162 (denúncias)