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GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL
SECRETARIA DE ESTADO DE PROTEÇÃO DA ORDEM URBANÍSTICA DO DISTRITO FEDERAL
Subsecretaria de Administração Geral
Diretoria de Planejamento, Modernização e Valorização do Servidor
PLANO DE CAPACITAÇÃO
PLANO DE DESENVOLVIMENTO E VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA DF LEGAL – PDVAP
Biênio -2023- 2024
1. APRESENTAÇÃO
O Plano Diretor de Desenvolvimento e Valorização dos Profissionais da DF Legal – PDVAP, estabelece diretrizes para ações de formação continuada e ampliação de políticas voltadas às relações socioprofissionais de trabalho e qualidade de vida, visando à excelência e à melhoria da qualidade dos serviços prestados à sociedade, com o objetivo de oportunizar o desenvolvimento profissional de forma eficaz, considerando às necessidades específicas de cada área de trabalho ou carreira.
As ações de formação se fundamentam no Planejamento Estratégico do Governo do Distrito Federal e no Decreto nº 39.468, de 21 de novembro de 2018, que regulamentou a Política de Capacitação e Desenvolvimento para os servidores da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Distrito Federal e visam adequar as competências transversais, institucionais, gerenciais e individuais, alinhadas às necessidades de formação interna, buscando o desenvolvimento continuado dos servidores públicos. Ainda nos temos do Decreto nº 42.375 de 09 de agosto de 2021, que institui as diretrizes gerais para concepção, implantação e promoção de Política e Programa de Qualidade de Vida no Trabalho no âmbito do Governo do Distrito Federal.
São valores da Administração Pública a formação de servidores públicos, bem como de seus terceirizados, o respeito à diversidade, o compromisso com o diálogo, a excelência nos serviços públicos prestados a coletividade, o bem estar de todos, a motivação para desempenhar suas atividades, a organização do trabalho, o reconhecimento profissional, o desenvolvimento profissional, o elo trabalho e vida social, a promoção à saúde, dentre outras ações que devem ser implementadas para buscar resultados melhores no trabalho e na qualidade de vida de todos profissionais.
O Plano Diretor de Desenvolvimento e Valorização dos Profissionais da DF Legal – PDVAP, para o biênio 2023-2024, prevê diretrizes gerais, permitindo, ao longo do exercício, a execução de vários eventos de capacitação e qualidade de vida no trabalho.
Após aprovação o plano será divulgado, amplamente, através da Intranet e outros meios, considerando que a sua execução depende da participação e envolvimento de todos os profissionais, de todas as unidades da DF Legal.
A execução das ações previstas nesse plano tem como finalidade auxiliar a Secretaria de Estado de Proteção da Ordem Urbanística – DF Legal a cumprir sua missão de promover o crescimento ordenado da cidade dentro da legalidade.
2. DESENVOLVIMENTO
A realização de formação continuada e a promoção de Políticas e Programas de Qualidade de Vida no Trabalho para os servidores e terceirizados da DF Legal, justificam-se com a necessidade fática do Governo em prestar serviços públicos de excelência aos cidadãos.
Para atingir seus objetivos, é necessário, portanto, seguir algumas diretrizes, conforme descrito abaixo:
Ofertar a todos os profissionais o acesso à capacitação e aos eventos qualidade de vida no trabalho;
Propiciar condições de trabalho adequadas, visando garantir saúde, segurança e efetividade organizacional;
Promover o desenvolvimento profissional pautado por critérios transparentes, alinhados à missão institucional;
Possibilitar o equilíbrio entre a efetividade organizacional e o bem-estar no trabalho;
Promover ações que incentivem o crescimento ocupacional e pessoal dos profissionais da DF Legal.
2.1 OBJETIVOS
2.1.1 Objetivo Geral:
Promover ações de capacitação e de qualidade de vida no trabalho para os servidores e terceirizados da Secretaria de Estado de Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal, visando o desenvolvimento de competências gerais e específicas, com a finalidade de aprimorar a capacidade individual e coletiva dos profissionais.
2.1.2 Objetivos Específicos para a Formação:
Identificar as necessidades de formação continuada;
Planejar, executar e avaliar os processos de formação da DF Legal;
Elaborar relatório anual de capacitação.
2.1.3 Objetivos Específicos para a Qualidade de Vida no Trabalho:
Promover ações que elevem a Qualidade de Vida dos Profissionais da DF Legal;
Valorizar os servidores e terceirizados no ambiente profissional;
Integrar os servidores de forma harmônica, física e mental, buscando melhorias na saúde, rendimento funcional e sobre tudo o bem-estar de todos;
Melhorar a condição de saúde física e emocional dos profissionais;
Estimular o entrosamento entre os diversos níveis hierárquicos;
Realizar palestras, oficinas e eventos relacionados à saúde dos profissionais;
Melhorar o clima organizacional da DF Legal.
2.2 PÚBLICO-ALVO
Servidores públicos e terceirizados da Secretaria de Estado de Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal – DF Legal.
2.3 RESULTADOS DE FORMAÇÃO ESPERADOS PELO PDVAP:
Implementar ações de capacitação e qualificação da força de trabalho da DF Legal;
Melhoria no desempenho profissional;
Gestão dinâmica que renove o clima organizacional;
Elevação dos níveis de qualidade e eficiência dos serviços prestados à sociedade;
Ascender os níveis de conhecimentos, habilidades e atitudes;
Melhoria do clima organizacional.
2.4 DA FORMAÇÃO CONTINUADA
São exemplos de eixos temáticos da formação continuada para o biênio 2023-2024:
Desenvolvimento de líderes;
Cursos demandados internamente para aperfeiçoamento das carreiras;
Informática – uso de softwares e de sistemas;
Cursos sobre legislações específicas da DF Legal, do Governo do Distrito Federal, dentre outras aplicáveis à Administração Pública;
Cursos presenciais e à distância que compõem a programação de eventos de formação e capacitação da Escola de Governo do Distrito Federal;
Projeto DF Legal nas Escolas.
2.5 RESULTADOS DA QUALIDADE DE VIDA ESPERADOS PELO PDVAP:
Melhoria no desempenho profissional;
Bem-estar dos profissionais;
Melhora da auto-estima dos profissionais.
2.6 DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
São exemplos de eixos temáticos da qualidade de vida para o biênio 2023-2024:
Criação de um espaço para vivências e exercícios físicos;
Eventos ecológicos;
Palestras educativas, sobre saúde (nutrição e outros aspectos);
Noções sobre RPG;
Campanhas beneficentes;
Exposições artísticas, envolvendo artes, músicas, dentre outras;
Busca de convênios com associações, entidades ou órgão da Administração;
Palestras envolvendo diversos temas como, saúde, relacionamento interpessoal, escuta empática/compreensiva e de comunicação não-violenta, dentre outras;
Evento de qualidade de vida;
Apresentações culturais mensais;
Desenvolvimento de uma cultura de diálogo e paz social;
Técnicas de atendimento ao cidadão,
Atividades motivacionais;
Rodas de conversa (terapia em grupo);
Medicina tradicional (como usar chás);
Desenvolver um diário de saúde;
Palestras/oficinas de preparação para aposentadoria;
Palestra sobre promoção de vida saudável.
2.7 CERTIFICAÇÃO
Os cursos ou os eventos serão certificados pela instituição contratada ou pela Escola de Governo do Distrito Federal, conforme prevê a Ordem de Serviço nº 4, de 22 de dezembro de 2020.
2.8 DEVERES DAS CHEFIAS E DOS SERVIDORES
É de relevante importância a participação das chefias nos processos de formação e qualidade de vida, bem como é dever dos servidores e terceirizados participarem ativamente desses processos.
2.8.1 CABE ÀS CHEFIAS:
Identificar às necessidades de capacitação dos profissionais e propor à SUAG-DIMOV sua realização;
Cumprir os prazos estabelecidos pela DIMOV quando demandado;
Incentivar a participação dos profissionais sob sua subordinação nos eventos de capacitação e de qualidade de vida no trabalho;
Avaliar quando solicitado pela DIMOV o impacto da ação de capacitação ou qualidade de vida no trabalho;
Autorizar a participação dos profissionais nos eventos.
2.8.2 CABE AOS SERVIDORES:
Inscrever-se nos cursos realizados pela DF Legal, pela Escola de Governo ou qualquer outra instituição autorizada e observar as normas e o conteúdo descritos nos termos de compromisso;
Participar dos cursos ou eventos de qualidade de vida quando indicados pelo chefe imediato, atendendo dispositivo do art. 190, VII da Lei Complementar nº 840/2011;
Solicitar autorização prévia da chefia imediata para efetivação das inscrições em cursos;
Conciliar, com o chefe imediato, o horário da capacitação ou evento de qualidade de vida com o horário que desenvolve as suas atividades;
Compartilhar os conhecimentos adquiridos na capacitação no seu local de trabalho.
3 ELABORAÇÃO E APROVAÇÃO:
Elaboração: Luciano Silvestre da Silva – Diretor de Planejamento, Modernização e Valorização dos Servidores
Aprovação: Roselaine Alves Valladão – Subsecretária de Administração Geral
Aprovação: Cristiano Mangueira de Sousa – Secretário de Estado
Links:
DF Legal comemora Dia do Servidor Público com palestras sobre saúde física e mental
Atualizado em: janeiro/2025
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